Logo Rastreadores

Os 10 erros de linguagem corporal mais comuns em uma entrevista de emprego

Seja por meio de suas expressões ou pelas suas palavras, tudo o que você faz e diz em uma entrevista de emprego tem um grande peso, e é determinante para o seu sucesso ou fracasso. Não adianta de nada você saber falar bem inglês e não ir bem na hora de gesticular.

Por isto, confira a seguir os 10 erros de linguagem corporal mais comuns que as pessoas podem cometer durante este processo, e saiba como evitá-los de uma maneira simples e eficiente e garantir os melhores resultados.

Os 10 erros de linguagem corporal mais comuns em uma entrevista de emprego

Imagem: Getty Images

1 – Balançar demais as pernas

Sem dúvidas, este é um dos piores tiques para uma entrevista de emprego. Seja por nervosismo ou pelo hábito, tremer e balançar as pernas em frente de um possível contratante não trará bons resultados, e farão boas chances se virarem contra você. Para resolver este problema, experimente cruza-las e mudar de posição de tempos em tempos sem exageros.

2 – Causar uma primeira impressão ruim

Em muitos casos, os primeiros 30 segundos definem a primeira impressão do entrevistador com relação ao candidato a vaga. Por isto, mostre-se confiante sem transparecer arrogância, e sorria e aja naturalmente sem forçar nada. Não tente impor uma personalidade forte e opressora, nem aja de forma passiva demais.

3 – Estar com as suas mãos cheias de coisas

Sejam adereços, papeis ou qualquer outro tipo de conteúdo, na hora de fazer uma entrevista de emprego o ideal é manter as suas mãos vazias. Tire o acesso de adornos e leve tudo o que precisar mostrar para o empregador em uma pasta, pois assim você passará a mensagem de que é organizado e preparado.

4 – Fazer o contato visual de forma errada

Isto também pode arruinar uma entrevista de emprego se for feito de forma errada. Manter contato visual é algo obrigatório, mas algumas pessoas fazem isto erroneamente e ficam encarando o entrevistador. O ideal é manter olhar nos olhos 60% do tempo e se houver mais de uma pessoa na sala olhar para todas.

5 – Manter os seus braços cruzados

Provavelmente você já ouviu muito a respeito de não cruzar os braços. Existe uma boa razão para isto, sobretudo em frente a um possível empregador, pois este ato significa que a pessoa não está aberta ao diálogo, possui e mente fechada, está na defensiva ou entediada. Preste atenção neste detalhe.

6 – Não manter a distância ideal do entrevistador

Como na maioria das entrevistas de emprego as pessoas sentam uma de frente para a outra, é preciso encontrar a distância ideal entre você e o entrevistador. Não afaste demais a sua cadeira da mesa dele, nem a cole exageradamente em sua frente. Deixe um espaço para cruzar as pernas e mexer o seu corpo.

7 – Não saber o que fazer com as mãos

Este é outro fator problemático para muitas pessoas, principalmente para aqueles que tem costume de ficar se tocando ou falam gesticulando bastante. Isto pode ser feito moderadamente, e o recomendado é manter suas mãos e braços 180 graus acima do umbigo e economizar em seus movimentos.

8 – Sentar-se de uma maneira inadequada

Durante uma entrevista de emprego, a maneira como você fica sentado também é algo fundamental. Sentar tanto com uma postura e rigidez excessiva quanto com muito relaxamento e postura errada está errado, e pode passar uma mensagem errada. Sente de uma maneira natural e confortável, sem forçar.

9 – Tocar excessivamente o seu rosto

Mesmo que as pessoas possam tocar o seu rosto milhares de vezes durante um único dia, esta não é uma mania adequada para a sua entrevista de emprego. Normalmente este tipo de comportamento é ligado ao nervosismo e a desonestidade, portanto controle as suas mãos e mantenha o foco no que está fazendo.

10 – Usar a cabeça para ficar concordando com tudo

Este é um reflexo natural para muitos durante qualquer conversa, especialmente em uma entrevista de emprego. Entretanto, simplesmente assentir com a cabeça para tudo pode ser bastante problemático e pode passar a mensagem de que você este concordando com qualquer coisa sem prestar atenção e dar a impressão de não tem iniciativa. Tome cuidado com isto.

Quando for realizar a sua próxima entrevista de emprego, lembre-se destas dicas e coloque-as em prática. Independentemente de suas experiências e qualificações, estes detalhes podem fazer toda a diferença e determinar o sucesso de seu futuro profissional.

Fique com atenção redobrada em entrevistas em inglês, onde você pode se preocupar tanto com o que está falando que se esquece do que está fazendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas