Logo Rastreadores

Brasil está em primeiro lugar no ranking de estudantes de cursos de idiomas online

A chegada da Copa e as Olimpíadas pode ser um motivo que justifique o entuasiasmo dos brasileiros em aprender uma nova língua. São 3 milhões de estudantes de línguas inscritos em cursos pela internet. Curso de inglês e outras línguas menos conhecidas como árabe, chinês e russo.

Brasil em primeiro lugar

O Brasil é o país que lidera, entre outros 25, o primeiro lugar em números de usuários de cursos de idiomas online. A cada dia, mais 3 mil novos alunos fazem registro neste tipo de curso.

A falta de tempo já não pode ser mais usada, de qualquer computador e em qualquer lugar, é possível aprender uma nova língua, basta um pouco de dedicação e boa vontade. Cursos de idiomas online surgem com mais recursos de áudio, vídeo e de exercícios interativos e ajudam na tarefa de manter os estudantes afiados e dispostos a dar continuidade no aprendizado da nova língua.

Cursos online ganham mais adeptos

A praticidade e a folga em relação aos horários são as razões que mais atraem estudantes que tentam encaixar alguns minutos ou horas de estudos do novo idioma, mesmo que o dia seja cheio de atividades presenciais ou de muitas horas de trabalho por dia. Há cursos pagos e outros com acesso gratuito, alguns dão acesso gratuito até uma determinada lição e a partir do pagamento o aluno pode continuar a ter acesso aos demais materiais.

As plataformas para internet tentam suprir a ausência de um professor em sala de aula, porém muitos cursos online, principalmente de inglês, tem acompanhamento com professores em tempo real para tirar dúvidas e treinar a fluência na fala. Leia este post para saber mais sobre cursos de inglês online.

O site da BBC (British Broadcasting Corporation) além de notícias, lista um série de links de línguas estrangeiras para estudantes ao redor do mundo inteiro. Para a língua inglesa, a BBC desenvolve a página “learning english”, com textos extraídos de notícias, dicas de gramáticas, vocabulário, exercícios e inúmeros vídeos feitos exclusivamente para os internautas que decidem aprender o inglês através dos recursos tecnológicos da net.

Até um blog sobre a vida e a tarefa de aprender o novo idioma é disponível para leitores assíduos das páginas de línguas, inclusive com a possibilidade de escrever e participar como blogueiro do mês, contando sua experiência para os leitores da BBC.

Cursos tradicionais investem em ferramentas de ensino online

O inverso também acontece, é que institutos tradicionais de ensino de línguas com aulas presenciais também lançam programas específicos na internet para alunos de idiomas, neste caso para ajudar alunos matriculados oferecendo mais ferramentas de apredizado ou como alternativa para alunos que já não podem continuar em aulas presenciais. Há uma preocupação inclusive em aprimorar essas ferramentas de suporte para os estudantes.

Salas mais equipadas e bibliotecas de vídeo e áudio já fazem parte também da estrutura física de alguns cursos, a variedade de suporte serve para aumentar o contato do aluno com a língua, quanto mais melhor.

Mostra de cinema e música entram no roll da lista de materiais que enriquecem o ambiente educacional da língua estrangeira. Aprender uma nova língua não é só aprender a se expressar por sons e escrita diferentes do nosso, mas é perceber como a cultura daquele povo é representada. A língua serve de ponto chave para o início dessa troca.

Estudantes já sabem que até antes mesmo de programar um intercâmbio, o melhor é ter uma base na língua escolhida para quando chegar no país estrangeiro ter a possibilidade de desenvolvê-la com mais rapidez e menos medo.

A tecnologia oferece essa válida opção de cursos online, até cursos universitários, congressos e palestras são feitos e transmitidos através da internet, não há como negar o avanço que essa ferramenta trouxe até os nossos dias.

Desculpas de falta de tempo, cursos longe de casa, dia corrido demais já não funcionam, alguns minutos diários de sua rotina, dentro de sua própria casa ou onde quer que você esteja, já pode se transformar em uma oportunidade para você entrar no universo de uma nova língua.

E então, você já começou a estudar um novo idioma?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas