Logo Rastreadores

7 motivos para aprender francês

O francês não é apenas um idioma sofisticado e agradável aos falantes e ouvintes, mas traz muitas vantagens para diversos campos da vida. Conheça os motivos para aprender francês! 

O francês é um idioma com uma fonética belíssima, mas até então poucos brasileiros possuem conhecimento sobre a língua. Um idioma que faz tudo parecer sofisticado, que pode ser muito importante na vida pessoal e profissional de quem aprende. 

Aprender francês pode abrir portas internacionais para os brasileiros, além de proporcionar o conhecimento de novas culturas, facilitar visitas à França ou outros países que falam francês. Afinal, o francês é um dos únicos idiomas que contém países falantes da língua espalhados nos cinco continentes. 

A Francofonia, termo utilizado para especificar o francês como idioma oficial, engloba quase 70 países e estados. Após o inglês, é o idioma mais ensinado no mundo todo, se tornando o novo idioma mais falado ao redor do globo. 

Imagem de Foundry Co por Pixabay

Motivos para aprender francês agora! 

Viajar, se comunicar com pessoas de outras culturas, conquistar um diferencial no currículo, enfim, aprender francês traz muitas vantagens para diferentes campos da sua vida.  

Conheça aqui alguns dos motivos pelos quais você vai querer saber falar francês!

1. Conhecimento em mais línguas estrangeiras

No mundo atual, saber somente uma língua a não ser a nativa, não é suficiente. Um profissional que fale vários idiomas se torna muito mais atraente no mundo corporativo, multiplicando possibilidades no mercado.  

Aprender francês trará conhecimento de fonemas diferentes dos usados em outras línguas. Sem contar que essa é uma das línguas mais fáceis para brasileiros aprender.

2. Compreendimento melhor da história europeia e africana

O francês é muito importante na história do Velho Continente, ele é o idioma formal da União Europeia, sendo falado em todas as deliberações do Tribunal de Justiça Europeu, além de uma das línguas oficiais da ONU, também na UNESCO, OTAN e até no Comitê Internacional Olímpico.  

Aprender francês também permite aprofundar-se não só da história da Europa, mas também da África. O continente teve colonizadores belgas e franceses desde o início, que proporcionou a união de vários grupos étnicos.

3. Conhecer novas pessoas

Aprender francês pode te conectar com mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo, ou seja, uma em cada vinte e cinco pessoas na Terra fala francês como língua nativa. Os estudiosos antecipam que o francês tem potencial para ultrapassar o inglês e o mandarim como o idioma mais falado no mundo todo.

Estima-se que até 2050 o número de pessoas com francês como língua oficial será de 700 milhões.

4. Descoberta de uma cultura incomparável

O francês é considerado a língua da cultura, e não é à toa. Aprender francês te abrirá as portas de um universo cultural riquíssimo, seja nas artes, na gastronomia, na arquitetura, ciência, literatura, dança e música.

Ter conhecimento no idioma fará com você queira ter acesso aos textos originais de escritores como Marcel Proust, compreender as letras de Edith Piaf e apreciar poemas de Charles Baudelaire. 

Para quem adora moda, aprender francês pode contribuir muito com a sua viagem à capital mundial da moda. Paris é o lar de muitas grifes famosas, como Dior, Chanel e Louis Vuitton.

Aprender francês

Imagem de Annalise Batista por Pixabay

5. Francês: o idioma para encontrar emprego

Aprender francês permite uma vantagem interessante no mercado de trabalho, em âmbito internacional. O conhecimento no idioma pode fazer o candidato mais atraente para empresas multinacionais, que tenham interesse em expandir os negócios. 

A empresa que contém funcionários falando francês podem fazer negócios não só com a França, que é a quinta maior potência comercial do mundo, mas com a Bélgica, Canadá, Suíça e países africanos com mercado em ascensão, como o Marrocos. 

Não só empresas multinacionais, o candidato pode tentar seu lugar no mercado internacional, até com a possibilidade de migração. O Canadá, por exemplo, tem uma boa parte do país falando francês e tem muitas políticas de migração.

6. Estudar em universidades internacionais

Aprender francês abre portas do conhecimento acadêmico, possibilitando estudar em universidades internacionais. A França tem universidades renomadas em áreas como engenharia e estudos relacionados ao comércio.  

Além disso, o aluno pode tentar bolsas de estudo do governo francês para cursos de pós-graduação, os programas envolvem cursos de todas as áreas, oferecendo um diploma que é reconhecido em todo o mundo. Mas os benefícios são os mesmos que um aluno nativo receberia, podendo envolver subsídio para o curso, além de moradia e alimentação em restaurantes das universidades. 

O estudante brasileiro também tem vantagem ao aprender a língua francesa, pois várias universidades nacionais possuem programas de intercâmbio internacional para países que falam francês. Milhares de alunos brasileiros são enviados todos os anos para fazer graduação e pós-graduação no exterior.

7. Viajar!

Parece óbvio, mas aprender francês te permite viajar com mais segurança e tranquilidade para vários países maravilhosos. A França, para começar, é um dos países mais visitados pelos turistas. Mas nem só de França vive a pessoa que fala francês, você poderá conhecer países belíssimos como a Bélgica, Suíça, Marrocos, Costa do Marfim, Seychelles e o Canadá. 

Então, convencido de que aprender francês é uma grande oportunidade para diferentes áreas da sua vida? Portanto, aproveite para aprender o idioma com aplicativos mais intuitivos e eficazes, e usufrua muitas oportunidades ao dominar o idioma! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas