fevereiro 25 2014

Ueritom Ribeiro Borges

Verbos em inglês




Os verbos, independentemente do idioma, são palavras que indicam, entre outras coisas, ações, estados e fenômenos da natureza. Eles são uma das classes mais importantes de palavras de qualquer idioma. Na língua inglesa não é diferente. Os verbos são essenciais e estão presentes em quase todas as frases. Se uma frase possui verbo, ele é chamado de oração.

Os verbos variam de acordo com o tempo, o sujeito e o modo. Comparado com a língua portuguesa, os verbos em inglês são relativamente mais fáceis de aprender, pois eles “variam” menos. Para o Present Tense (presente do indicativo), por exemplo, salvo exceções, os verbos uma conjugação bastante semelhante para quase todos os “sujeitos”.

Peguemos como exemplo o verbo to work (trabalhar). Em português, cada sujeito (eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas) tem uma conjugação própria. Já no inglês, no caso do presente do indicativo, o que muda é apenas a terceira pessoa do plural (he/she/it), que “recebe” um S no final. Veja o comparativo entre ambos:

Eu trabalho / I work

Tu trabalhas / You work

Ele/ela trabalha / He/she/it Works

Nós trabalhamos / We work

Vós trabalhais / You work

Eles/elas trabalham / They work

Notou a diferença? Em português você precisou aprender muito mais conjugações que no inglês. Esse é um dos motivos pelo qual é mais difícil para um falante nativo de inglês aprender a falar português do que um brasileiro aprender a falar inglês.

Motorista

VOCÊ QUER FALAR INGLÊS DE VERDADE?

Solicite uma proposta agora mesmo e receba várias opções de cursos para você sair na frente!

Qual é o tipo de curso?

A maioria dos verbos em inglês são classificados em regulares e irregulares. A principal diferença entre eles está nas suas conjugações no passado e no particípio. Enquanto os verbos irregulares terminam suas conjugações em –ed para todos os sujeitos no passado, os verbos irregulares, como o nome sugere, não possuem nenhum padrão de conjugação, apesar de usarem a mesma conjugação para todos os sujeitos.

O verbo to work, citado acima, é um exemplo clássico de verbo regular em inglês. No passado, todos os sujeitos usam a conjugação work + -ed (worked). Sendo assim, temos I worked, you worked e assim por diante.

Já o verbo to teach (ensinar) é um exemplo de verbo irregular. Sua forma no passado é taught, e não teached. Suas conjugações ficam I taught, you taught, he/she/it taught e assim por diante.

Para as formas negativa e interrogativa no passado e no presente, bem como para o tempo futuro em todas as formas, recorre-se ao uso de auxiliares. Eles são palavras que vão antes do verbo e fazem com que ele “perca” a sua conjugação.

No caso das formas interrogativa e negativa do presente e do passado, usa-se os auxiliares DO e DOES para o presente e DID para o passado. O DOES é usado para a terceira pessoa do singular (he/she it) no presente, e para o restante usa-se DO. No passado usa-se DID para todos os sujeitos.

Na forma negativa, é necessário o uso da palavra NOT para indicar a negação. O auxilar vai na frente do NOT e o verbo “perde” a conjugação.

Ex: She speaks English fluently (Ela fala inglês fluentemente).

Esta frase está na forma afirmativa. Para formarmos a negativa, acrescentamos o auxilar DOES + NOT: She does not speak English fluently. Se você preferir, pode contrair o DOES com o NOT, ficando DOESN’T, bem como DO e NOT formam DON’T.

Para a forma interrogativa, o auxiliar vai para a frente do sujeito, e o verbo “perde” a conjugação também: Does she speak English fluently?

Para o passado, o processo é bastante semelhante, porém o auxiliar é o DID para frases negativas e interrogativas.

Ex: You worked hard yesterday (Você trabalhou duro ontem).

A forma negativa desta frase fica You did not (didn’t) work hard yesterday e a negativa fica Did you work hard yesterday?

Por fim, o futuro usa o auxiliar WILL tanto para a afirmativa quanto para a negativa e a interrogativa. Ex: We will play soccer tonight. / We will not play soccer tonight. / Will we play soccer tonight?

E com isso terminamos a introdução sobre verbos. No próximo artigo você terá informações mais detalhadas sobre eles. Até mais!


Discussão

Alisson novembro 15, 2014 at 1:35 am

Olá,
Muito obrigado! Ajudou e muito:)

Att.

Bernard dezembro 16, 2015 at 3:37 pm

Muito obrigado, Me ajudaste muito com as minhas dúvidas!

Postar um comentário