maio 27 2014

Anna Raphaela Drumond

Dicas para melhorar o listening




O listening é um dos maiores motivos de desistência do inglês. Considerado a habilidade mais difícil nas aulas de inglês, esse “vilão” é na verdade o seu melhor amigo. Neste artigo vamos mostrar como melhorar o seu listening através de dicas de como estudar. Não existe mágica, você deve praticar, mas provavelmente você está praticando da forma errada e por isso não obteve sucesso até hoje.

Escolhendo o tipo de áudio para você

A melhor escolha é um áudio para o seu nível, ou seja, básico, intermediário ou avançado. Use o material do seu curso ou o material disponível na internet. Uma dica importante nesse quesito é variar os áudios. Alguns serão mais fáceis outros mais difíceis e assim você vai treinando seu ouvido para situações diferentes.

Escolha um lugar calmo e sem distrações

Desligue a TV, feche as redes sociais e peça para as pessoas que moram com você para deixarem você quietinho(a) estudando. Crie uma rotina, estipule um horário para seu listening. Você DEVE faze-lo TODOS OS DIAS. Duas vezes por semana não adianta. E além disso, você não precisa de horas e horas… quinze a vinte minutos por dia, para começar, já é o suficiente.

Motorista

VOCÊ QUER FALAR INGLÊS DE VERDADE?

Solicite uma proposta agora mesmo e receba várias opções de cursos para você sair na frente!

Qual é o tipo de curso?

I’m listening!

Na hora de apertar o play, procure entender o que estão falando como um todo… Não encane com uma ou outra palavra que você não entendeu… Esqueça “tradução”! Isso só vai fazer com que seu cérebro se canse. Mesmo se você não entender, escute até o final e depois escute de novo até o fim e de novo… No início, prefira áudios que tenham transcrição, para você conferir as palavras que não entendeu AO FINAL do listening.

Ver vídeos na internet

Vídeos curtinhos como vários no youtube são uma boa pedida, assim você tem a ajuda cognitiva de imagens e pode acompanhar o movimento dos lábios de quem fala e ver como a pronúncia das palavras funciona mecanicamente. Mas prefira vídeos curtos, preferencialmente, de aulas de inglês.

Ouça música

Essa é a melhor parte de melhorar o listening. A música ajuda muito no listening, pois, além de ser a língua em uso efetivamente, ainda tem a questão de ser muito divertido e prazeroso. Além disso, você pode cantar e praticar a sua fala! Veja aqui dicas para aprender inglês com música.

Não desista, persista.

Nada é fácil ou acontece de um dia para outro. Se você quer aprender inglês deve se dedicar. É muito importante achar um método que funcione para você e se dedicar e não desistir na primeira dificuldade. Se um áudio não te agrada e está difícil, ache outro. Não deixe as pedras no caminho te atrapalharem. E estude TODOS OS DIAS! Nem que seja por quinze minutos, dedique um tempinho e você verá os resultados.

I’m understanding it!

Com pouco tempo de prática EFETIVA com certeza você já verá progresso! E isso irá te estimular a continuar. O listening será seu melhor amigo porque com ele sua fala irá destravar, seu vocabulário irá aumentar e a gramática vai fluir naturalmente. Não deixe de tentar, você verá que com essas dicas e com um pouco de esforço você alcançará seu objetivo de falar inglês.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário