December 30 2011

Regina Di Ciommo

A cultura inglesa – quando pensamos na Inglaterra e na cultura do seu povo

Inglaterra e a Cultura Inglesa

Quando falamos de cultura inglesa é fácil lembrar imediatamente da Rainha, uma instituição que para os ingleses representa um símbolo nacional extraordinário. A rainha permanece como chefe de Estado, bastante respeitada e amada. Sua família e ela, porém, têm sofrido com a pressão do sensacionalismo dos jornais britânicos. A atual rainha Elisabeth II comemorou em 2002 os cinquenta anos de sua ascensão ao trono.

Além da Rainha, outro símbolo contemporâneo da cultura inglesa é com certeza o famoso quarteto genial, considerado o maior fenômeno musical que já aconteceu no mundo, os Beatles. Desde que surgiu, há cinco décadas, a música dos Beatles revolucionou a música popular e costumes do mundo inteiro e mesmo muito depois do grupo ter se desfeito, sua importância para a cultura se mantém para os ingleses e no cenário internacional.

No ramo culinário, se você for à Inglaterra ou pesquisar sobre sua comida típica, vai encontrar o tradicional e famoso “Fish and Chips”, prato rápido à base de peixe e batatas fritas, que parece ser parte indispensável do cotidiano do povo inglês. Mas atualmente a culinária inglesa vem sendo muito renovada por seus chefes famosos e glamourosos, como Jamie Oliver e Gordon Ramsay, que estão se tornaram mundialmente famosos. Jamie Oliver é um fenômeno no mundo da culinária. Ele é hoje uma celebridade e um dos mais famosos produtos de exportação britânicos. Jemie faz um sucesso colossal com suas séries de televisão e tem inspirado as pessoas a curtirem mais as atividades na cozinha.

Gordon Ramsay, outra celebridade da culinária britânica, também está nas telas de TV do mundo inteiro e seu restaurante em Londres recebeu e mantém três estrelas Michelin, o mais prestigioso reconhecimento mundial pela qualidade.

Para conhecer a cultura da sociedade inglesa da época vitoriana e as raízes de hábitos culturais modernos, uma fonte importante é Dickens, um dos mais populares romancistas ingleses. Sua fama durante sua vida e até os dias de hoje sempre aumentou, contribuindo para introduzir a crítica social na literatura. Se você quer conhecer os costumes da Inglaterra da era vitoriana e a cultura inglesa, uma boa fonte de informação sempre será um livro de Dickens, desde seus maiores clássicos, como “David Copperfield” e “Oliver Twist”.

A literatura retrata a cultura e a sociedade e por esse motivo encontramos na literatura inglesa outra figura extraordinária para definir a cultura inglesa. É Shakespeare, nascido em Stratford-on-Avon, também conhecido como “o bardo”, é considerado o mais importante dramaturgo e escritor de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permanecem vivas até os dias de hoje, retratadas no teatro, cinema e televisão. A obra shakespeariana influenciou românticos de todas as nacionalidades, mas é um símbolo da cultura inglesa. Seus sonetos são considerados os mais belos da poesia. Também nos textos para teatro Shakespeare é considerado o maior autor de todos os tempos, em obras atemporais que retratam temas como o amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, política e história, relacionados com a condição humana. Suas comédias famosas são O Mercador de Veneza, Sonho de Uma Noite de Verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por Nada, Noite de Reis, Medida por Medida, Conto do Inverno, A Megera Domada. Suas tragédias imortais são: Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antonio e Cleópatra, Coriolano, O Rei Lear, Otelo e Hamlet. Seus dramas históricos retrataram Henrique IV, Ricardo III, Henrique V e Henrique VIII.


Discussão

Pam February 5, 2013 at 10:40 pm

Olá,

O texto é super interessante, com informações diversas… Muito bom!!!

Abraço.

Marcele February 21, 2013 at 7:29 pm

Bom dia, tudo bem?

Eu achei muito interessante esse blog, facilita bastante na hora de aprender o inglês, o que é muito importante.

Valeu, abraços.

amanda March 11, 2013 at 3:32 pm

Oi,

Este blog me ajudou muito!

Obrigada, Amanda.

Debora June 10, 2014 at 8:44 pm

Oi,

Isso é muito interessante para mim, estou aprendendo agora!

Abraço.

luruna September 4, 2014 at 11:24 pm

Boa noiteee!
Amei o blog galeraaaaaaaaaa……aprendi muitoooooo ….
bjossss meusss queridossss do bloggg …
Até.

Postar um comentário