Quotes

Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria liguagem, você atinge seu coração.

Nelson Mandela

A aprendizagem é um tesouro que vai acompanhar seu dono em todos os lugares.

Provérbio Chinês

dezembro 30 2011

Regina Di Ciommo

A cultura inglesa – quando pensamos na Inglaterra e na cultura do seu povo

Inglaterra e a Cultura Inglesa

Quando falamos de cultura inglesa é fácil lembrar imediatamente da Rainha, uma instituição que para os ingleses representa um símbolo nacional extraordinário. A rainha permanece como chefe de Estado, bastante respeitada e amada. Sua família e ela, porém, têm sofrido com a pressão do sensacionalismo dos jornais britânicos. A atual rainha Elisabeth II comemorou em 2002 os cinquenta anos de sua ascensão ao trono.

Além da Rainha, outro símbolo contemporâneo da cultura inglesa é com certeza o famoso quarteto genial, considerado o maior fenômeno musical que já aconteceu no mundo, os Beatles. Desde que surgiu, há cinco décadas, a música dos Beatles revolucionou a música popular e costumes do mundo inteiro e mesmo muito depois do grupo ter se desfeito, sua importância para a cultura se mantém para os ingleses e no cenário internacional.

No ramo culinário, se você for à Inglaterra ou pesquisar sobre sua comida típica, vai encontrar o tradicional e famoso “Fish and Chips”, prato rápido à base de peixe e batatas fritas, que parece ser parte indispensável do cotidiano do povo inglês. Mas atualmente a culinária inglesa vem sendo muito renovada por seus chefes famosos e glamourosos, como Jamie Oliver e Gordon Ramsay, que estão se tornaram mundialmente famosos. Jamie Oliver é um fenômeno no mundo da culinária. Ele é hoje uma celebridade e um dos mais famosos produtos de exportação britânicos. Jemie faz um sucesso colossal com suas séries de televisão e tem inspirado as pessoas a curtirem mais as atividades na cozinha.

Gordon Ramsay, outra celebridade da culinária britânica, também está nas telas de TV do mundo inteiro e seu restaurante em Londres recebeu e mantém três estrelas Michelin, o mais prestigioso reconhecimento mundial pela qualidade.

Para conhecer a cultura da sociedade inglesa da época vitoriana e as raízes de hábitos culturais modernos, uma fonte importante é Dickens, um dos mais populares romancistas ingleses. Sua fama durante sua vida e até os dias de hoje sempre aumentou, contribuindo para introduzir a crítica social na literatura. Se você quer conhecer os costumes da Inglaterra da era vitoriana e a cultura inglesa, uma boa fonte de informação sempre será um livro de Dickens, desde seus maiores clássicos, como “David Copperfield” e “Oliver Twist”.

A literatura retrata a cultura e a sociedade e por esse motivo encontramos na literatura inglesa outra figura extraordinária para definir a cultura inglesa. É Shakespeare, nascido em Stratford-on-Avon, também conhecido como “o bardo”, é considerado o mais importante dramaturgo e escritor de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permanecem vivas até os dias de hoje, retratadas no teatro, cinema e televisão. A obra shakespeariana influenciou românticos de todas as nacionalidades, mas é um símbolo da cultura inglesa. Seus sonetos são considerados os mais belos da poesia. Também nos textos para teatro Shakespeare é considerado o maior autor de todos os tempos, em obras atemporais que retratam temas como o amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, política e história, relacionados com a condição humana. Suas comédias famosas são O Mercador de Veneza, Sonho de Uma Noite de Verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por Nada, Noite de Reis, Medida por Medida, Conto do Inverno, A Megera Domada. Suas tragédias imortais são: Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antonio e Cleópatra, Coriolano, O Rei Lear, Otelo e Hamlet. Seus dramas históricos retrataram Henrique IV, Ricardo III, Henrique V e Henrique VIII.


Discussão

Pam fevereiro 5, 2013 at 10:40 pm

Olá,

O texto é super interessante, com informações diversas… Muito bom!!!

Abraço.

Marcele fevereiro 21, 2013 at 7:29 pm

Bom dia, tudo bem?

Eu achei muito interessante esse blog, facilita bastante na hora de aprender o inglês, o que é muito importante.

Valeu, abraços.

amanda março 11, 2013 at 3:32 pm

Oi,

Este blog me ajudou muito!

Obrigada, Amanda.

Debora junho 10, 2014 at 8:44 pm

Oi,

Isso é muito interessante para mim, estou aprendendo agora!

Abraço.

luruna setembro 4, 2014 at 11:24 pm

Boa noiteee!
Amei o blog galeraaaaaaaaaa……aprendi muitoooooo ….
bjossss meusss queridossss do bloggg …
Até.

Manoela Carvalho. junho 22, 2015 at 6:17 pm

Olá, sou a Manoela,

Achei interessante e completo os seus textos, mas você teria como me dizer se Inglaterra possui outros povos além dos citados?

Att.

Sanaira Silveira abril 28, 2016 at 1:09 pm

Bom dia Manoela,

Obrigada por comentar no cursodeingles.net,
Caso tenha interesse em fazer uma cotação de curso de inglês, preencha o formulário na home-page do nosso site e aguarde um de nossos vendedores entrar em contato com você.

Abraço.

Postar um comentário