novembro 24 2016

Roberta Clarissa Leite

Como escolher o curso de inglês ideal




Quer saber como encontrar um curso de inglês ideal? Conheça algumas dicas que vão te ajudar a aprender inglês de forma mais eficaz!

curso de inglês idealQuem está pesquisando uma escola de idiomas para se matricular costuma se perguntar: qual é o melhor curso de inglês ideal? Não há uma resposta universal, já que cada aluno tem necessidades diferentes de aprendizagem. A pergunta ideal seria: qual é o melhor curso para mim? Para isso, é preciso comparar as metodologias, conhecer mais a respeito da escola e chegar a uma decisão. No artigo a seguir, iremos te dar algumas dicas para tornar mais fácil sua escolha, confira!

Você conhece o Flipped Class? Saiba como funciona e o que ele pode fazer para melhorar o seu inglês, 🙂

Que tipo de estudante você é?

As escolas irão te oferecer um curso que esteja adequado ao seu perfil e aos motivos que o levaram a aprender inglês. Um adolescente busca uma abordagem mais divertida, que tenha a ver com seu mundo, com muita música e trechos de filmes e séries atuais. Os adultos também gostam de uma atmosfera mais descontraída, mas com foco específico, que pode ser o inglês para viagens ou negócios. Outro aspecto importante: quanto tempo você possui para se dedicar fora da sala de aula? Fazer a lição de casa é um ponto essencial para que o conteúdo seja absorvido, alguns cursos possuem uma carga maior e por consequência, mais tarefas para serem feitas.

Quantidade de alunos por turma

Uma turma com cerca de 15 alunos é uma média que permite ao professor conhecer os estudantes e suas deficiências na língua. Dessa forma, o feedback é feito com certa frequência, com explicações e exercícios voltados para essas carências. Esse número de alunos também permite que a aula tenha um ambiente mais homogêneo, tanto para os momentos de interação em grupo ou duplas, mantendo a rotina menos repetitiva. Turmas muito numerosas, com 20 a 25 alunos podem prejudicar as pessoas com maiores dificuldade de aprendizado, principalmente nos níveis mais básicos. Algumas escolas possuem a modalidade individual ou de turmas reduzidas, com até 5 alunos, para aqueles que precisam aprender mais rápido ou querem mais atenção do professor, de modo mais personalizado.

Será que o inglês ensinado nas escolas basta? Veja aqui o que você precisa para aprender mais, 😉

Identifique-se com a metodologia

Analise o conteúdo do material didático e a forma como a informação é apresentada. Se possível, assista a uma aula, de uma turma em andamento. Assim você poderá ver na prática como o curso funciona e analisar melhor se a dinâmica irá funcionar com seu perfil. Converse com alguns conhecidos que estejam estudando ou já tenham sido matriculados em um curso de inglês e pergunte a respeito dos prós e contras de determinada escola e seu método. Assim você verá se esse é ou não o curso de inglês ideal.

Escolha a modalidade ideal para seu tempo

O curso de inglês regular geralmente tem a carga horária de duas aulas aulas por semana, que ocorrem em dias alternados de segunda a sexta ou concentradas no sábado. A vantagem do sábado é que alunos com menos tempo, em razão do trabalho, podem aproveitar esse dia livre para estudar. Mas, se você é do tipo que adora o fim de semana para poder viajar ou curtir um passeio, talvez esse horário não funcione.

As aulas alternadas podem ser menos entediantes porque se tornam mais leves e breves, o conteúdo é dividido em dias diferentes, de modo que o aluno terá contato com a língua ao longo da semana. Por outro lado, será preciso ir mais vezes na escola. A modalidade intensiva, com cerca de 4 aulas por semana demanda mais disciplina por parte do aluno, que verá mais matérias em menos tempo, e deverá ser mais dedicado, em relação ao curso regular.

Conheça alguns Apps que podem te ajudar a aprender inglês de forma mais rápida!!!

Como escolher uma boa escola de curso de inglês ideal

Conheça algumas coisas para observar e acertar na escolha da melhor escola de curso de inglês ideal:

  • Verifique qual a formação dos professores, ou seja, formação acadêmica, se possui certificados, quantos anos de experiência na função, quais habilidades eles possuem, se moraram no exterior, possuem capacidade de relacionamento e se sabem lidar com a heterogeneidade referente ao processos de aprendizado dos alunos.
  • Peça para assistir uma aula da turma que vai se formar no curso e veja se estão bem.
  • Verifique o equilíbrio entre teoria e prática, pois um bom curso de inglês oferece escrita, leitura e conversação. A escola tem o papel de incentivar essa prática dentro e fora da sala de aula, ou seja, em eventos e outras ações que ajudam no aprendizado.
  • Atente-se em saber se o inglês é falado naturalmente na escola.
  • Analise o índice de aprovação dos alunos da escola analisada nos exames internacionais, ou seja, como os de Cambridge.
  • Participe dos fóruns e blogs, assim você tem maior conhecimento sobre a escola e fica por dentro do que os alunos estão falando sobre ela.

Saiba tudo sobre curso de inglês online e comece já a estudar em casa mesmo, 🙂

E mais! Não se iluda com propostas de que você vai aprender o inglês fluentemente em 02 meses, pois muitas escolas atraem alunos assim. A verdade é que você pode até ter um desempenho incrível e aprender a língua rapidamente, porém, para falar fluentemente, será preciso sua total dedicação e comprometimento, assim como da escola também.

Sobre o autor: Roberta Clarissa Leite

Roberta Clarissa Leite é jornalista e radialista, com 10 anos de experiência em radiofonia, é pesquisadora de literatura popular do nordeste brasileiro. Lançou em 2010 o documentário Nordeste que Rima, premiado pelo Ministério da Cultura do Brasil. Uma de suas paixões é viajar e compartilhar suas experiências com o público, além de estar sempre interessada em aprender novas línguas.


Discussão

Dorys setembro 29, 2015 at 2:56 pm

Bom dia,

Maravilha esse website, consegui tirar muitas dúvidas e agora finalmente estou preparada até para escolher um curso de inglês ideal para mim.

Obrigada

Sanaira Silveira abril 28, 2016 at 1:17 pm

Bom dia Dorys,

Obrigada por comentar no cursodeingles.net,
Que bom que gostou do nosso artigo, faça a cotação conosco, entre na home-page do nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço.

Postar um comentário