dezembro 22 2011

Regina Di Ciommo

A importância do inglês – viva a comunicação sem limites!




O que significa ser “cidadão do mundo”?

O ensino de idiomas hoje possui milhares de alunos no Brasil. O inglês, considerada língua universal para os modernos meios de comunicação, está presente em todos os sistemas de ensino, desde a educação infantil até o ensino médio, entre empresas e instituições de ensino superior.

A aprendizagem do inglês e de outros idiomas contribui para o fortalecimento emocional e intelectual dos alunos, tornando a comunicação mais simples com pessoas de todo o mundo. Por esse motivo, aprender inglês é uma experiência prazerosa, além de fundamental para um futuro profissional de sucesso. Mais do que aprender uma língua estrangeira, aprender inglês é cultura. Com o domínio do idioma, outras expressões culturais são aprendidas e assimiladas, como o teatro, a música, a dança e as formas de arte de outros países. O turismo torna-se muito mais gratificante quando se consegue compreender outras culturas em seus próprios termos.

Motorista

VOCÊ QUER FALAR INGLÊS DE VERDADE?

Solicite uma proposta agora mesmo e receba várias opções de cursos para você sair na frente!

Qual é o tipo de curso?

Com a globalização mundial o inglês tornou-se necessário como linguagem de comunicação que ultrapassa as barreiras políticas e geográficas. Independentemente da vontade dos indivíduos ou governos, o inglês se impôs como necessidade básica para profissionais em diversas áreas de atuação. Para os recém-formados que ingressam atualmente no mercado de trabalho, o domínio do inglês torna-se fundamental, diante das características cada vez mais competitivas do ambiente de negócios.

O domínio de idiomas e principalmente do inglês leva a adquirir melhores condições de acompanhar as mudanças tecnológicas e sociais que são a marca do século XXI. No Brasil, a aprendizado do inglês passou a ser condição para a integração com a realidade global. Ele abre as portas para o desenvolvimento profissional, cultural e pessoal. Para muitas empresas o conhecimento do inglês passou a ser requisito básico na contratação e um acréscimo de salário para os já empregados.

Atualmente o inglês integra os conhecimentos testados nos vestibulares, como consequência de sua importância para o ensino superior. O acesso a obras escritas em inglês é fundamental para o desenvolvimento das disciplinas acadêmicas, que se baseiam no conhecimento teórico acumulado por outros países. Por esse motivo, o jovem que deseja ingressar em uma faculdade deve ter conhecimentos de inglês.

As chances profissionais são certamente maiores com o domínio de um ou mais idiomas. Com o acesso à Internet, os conhecimentos de Inglês se tornaram essenciais para as pesquisas eficientes e a coleta de informações. A Internet passou a ser um dos instrumentos tecnológicos mais importantes para as pesquisas e acesso a informações. A tendência é a incorporação de milhões de pessoas à sua rede nos próximos anos, com a ampliação de forma exponencial de seu conteúdo de informações. O domínio do inglês garante o acesso ao arquivo mundial online.

Para quem viaja, o Inglês torna-se o idioma que pode ser compreendido em qualquer lugar do mundo. O inglês para quem viaja significa a possibilidade de se comunicar com estrangeiros torna a viagem proveitosa, já que as experiências podem ser compartilhadas com novos amigos, sem a barreira do idioma.

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Autora e coordenadora de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, nos estados de São Paulo e Bahia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário