Quotes

Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria liguagem, você atinge seu coração.

Nelson Mandela

A aprendizagem é um tesouro que vai acompanhar seu dono em todos os lugares.

Provérbio Chinês

março 17 2015

Jeniffer Elaina da Silva

10 erros principais ao fazer um currículo

10 erros principais ao fazer um currículoÉ enganosamente fácil cometer erros em seu currículo e excepcionalmente difícil reparar o dano, uma vez que um empregador lê. Por isso o melhor remédio para garantir uma boa impressão na concorrência de uma vaga é a prevenção. Saiba quais são os 10 erros principais ao fazer um currículo e como evitá-los.

  1. Erros de ortografia e gramática

Mesmo quando não se trata de concorrer a uma vaga de emprego, os erros ortográficos e gramaticais são mal vistos. Quando um empregador pega um currículo com uma redação desleixada, ele pensará o mesmo sobre o dono, dificultando assim uma possível entrevista.

Para que isto não aconteça com você, após redigir o currículo, leia-o novamente quantas vezes forem necessárias, até ter plena certeza de que está correto. Pode também ir atrás do auxílio de amigos na construção e correção.

  1. Escrever muito e dizer pouco

O currículo bem elaborado nos dias de hoje é direto e sucinto. Assim escrever 50 palavras quando na verdade 10 resolvem é estar na contramão da tendência normal.

Os empregadores estão interessados em alguns elementos principais do documento e não desejam ler um livro naquele momento. Por isso, atente-se ao que realmente faz diferença no seu perfil, como se você tem um curso de inglês, qual seu nível de fluência e onde fez ou faz o curso. Não precisa entrar em pormenores sobre as disciplinas que estuda.

  1. Usar sempre o mesmo currículo

Cada empresa e cada vaga possuem especificações diferentes de perfil. Por isso, não adianta elabora o currículo uma única vez e achar que ele servirá para qualquer trabalho que queira se candidatar.

Adapte o seu currículo de acordo com o perfil da vaga pretendida, de forma a cumprir as necessidades divulgadas pelo empregador.

Há vagas, por exemplo, que são postadas em inglês, então nestas você deve enviar o currícul em inglês também.

  1. Falta de originalidade na descrição

Quando pensa em suas experiências, o que realmente fez? Todos levam aprendizados diferentes das funções por onde passam. Portanto, transporte para o seu currículo aquilo que aprendeu na prática. Copiar descrições pré-estipuladas, apenas irá igualá-lo aos demais.

Encontre formas de associar o seu conhecimento em ferramentas que devem propiciar diversos melhoramentos na empresa que divulgou a vaga.

  1. Elaborar currículos extensos

Para que escrever um currículo de cinco páginas? Provavelmente o mesmo será um dos primeiros a ser descartado.

Um currículo exemplar nunca deve ultrapassar duas páginas de conteúdo. As informações devem ser dispostas de forma organizada e com destaque para o conteúdo a ser examinado.

  1. Deixar de fora informações importantes

Muitos alegam esquecimento, enquanto outros não incluem certas informações por crença de que não sejam pertinentes. Basicamente, toda informação da sua vida profissional tende a somar o conjunto da obra de suas experiências.

Nunca se esqueça de colocar tudo pelo que passou, lembrando-se de não ultrapassar duas páginas.

  1. Adotar muitos clichês

Os clichês são ferramentas que nivelam o concorrente com a parte inferior dos candidatos. Expressões como “comunicativo”, “proativo”, “liderança” e “bom trabalho em equipe” são amplamente utilizadas de forma a não dizer muito sobre suas capacidades reais de somar. Assim, apresente-se de forma diferenciada e, se for usar estes termos, seja mais detalhista. Um exemplo é dizer que foi proativo e líder ao criar uma campanha beneficente.

  1. Ser demasiado vago

Divagar demais pode fechar as portas para suas chances. Seja objetivo, sucinto e criterioso na hora que for elaborar o seu currículo, e específico de forma que o empregador perceba suas qualidades e a importância de contratá-lo para a empresa.

  1. Layout mal elaborado

Seu currículo deve se apresentar bem, de forma clara, limpa e legível. Desta maneira, não exagere na fonte e escolha apenas uma. Destaque os tópicos propostos e mantenha um padrão de espaçamento, apontamento e escrita. As cores devem ser: fonte negra e papel branco. Nada de cores berrantes! Caso tenha dúvida, mostre seu currículo a algumas pessoas sensatas e veja se está realmente bom.

  1. Usar dados incorretos

Depois de elaborar completamente o currículo, leia-o, totalmente, quantas vezes forem necessárias e só envie quando tiver plena certeza de que ele está correto. Muitas pessoas nunca recebem uma ligação de feedback por colocarem o número do telefone errado, ou não obtêm resposta na caixa de e-mail, uma vez que o endereço estava incorreto. Não deixe que pequenos erros como estes passem.

Muitos leitores realizaram a cotação do seu Seguro Auto através de nosso site!

Preencha o nosso formulário e receba grátis as melhores propostas.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário